Evolução dos Sistemas Computacionais

Da Invenção ao Futuro…

Internet Interplanetária

Posted by Carla Rocha em Janeiro 10, 2009

A internet interplanetária será totalmente baseada no software livre, considerado inseguro pelas empresas de software proprietário. É o projecto revolucionário da NASA que pretende criar uma rede interplanetária de comunicações.

A primeira etapa consistirá em instalar uma pequena rede local no planeta Marte, baseada no protocolo TCP/IP, criando uma Intranet que permitirá a comunicação a nível local de forma semelhante à que se verifica na Terra. Para ultrapassar os atrasos do envio de informação, os peritos da NASA já trabalham no desenvolvimento de um novo protocolo que permitirá manter a rede operacional mesmo que se percam alguns pacotes de dados durante a transmissão – Parcel Transfer Protocol (PTP), podendo armazenar, analisar e reenviar a informação de um planeta para outro, utilizando uma séria de ligações (gateways) distribuídas ao longo da rota Terra/Marte.

A longo prazo, a sincronização temporal será o principal desafio colocado aos engenheiros de telecomunicações interplanetárias. Os raios laser como meio de transmissão de sinais de alta velocidade seriam um bom recurso. A IPN (InterPlanet Network) será, provavelmente, distribuída por satélites, planetas e em alguns asteróides. Para a Intranet será necessário colocar vários mini-satélites numa órbita a 17 mil quilómetros de altitude acima de Marte, bem como um satélite de maiores dimensões numa órbita mais baixa. Esta frota funcionará como uma cadeia de ligações com o satélite maior.

Apesar de todas as dificuldades que têm de ser ultrapassadas, os responsáveis pela IPN já estudaram a criação de novos domínios da Internet adaptados ao Espaço: .mars (Marte), .earth (Terra), .moon (Lua). Se não surgirem complicações de maior a atrasar o projecto, a infra-estrutura básica do sistema IPN deverá estar funcional em 2010.

Fonte: http://teknospace.no.sapo.pt/net_espacial.htm

Uma resposta to “Internet Interplanetária”

  1. Nada mais apropriado do que este tema para falar em evolução das tecnologias. Até há bem pouco tempo atràs (para nós parece muito, mas na realidade é muito pouco mesmo) nem se imaginava que pudesse existir uma rede tão alargada como a Internet, e agora já pensam em estendê-la a outros planetas!🙂 Muito interessante, sinceramente desconhecia. Interessante o facto de se basearem em software open source.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: