Evolução dos Sistemas Computacionais

Da Invenção ao Futuro…

Linux

Posted by Carla Rocha em Janeiro 9, 2009

 

Quando se fez referência ao Windows 7 sugeriram falar também de sistemas operativos open source. Referiram o Linux.

O Linux é um sistema operativo usado nos computadores. É o maior exemplo de software livre e de desenvolvimento open-source; ao contrário do WIndows, todo o código de Linux está disponível publicamente para ser verificado, modificado e distribuído por qualquer pessoa.

Um utilizador mais comum tem várias vantagens em usar Linux: antes de tudo, Linux é livre e pode obter uma cópia de uma distribuição para instalar sem qualquer encargo (“grátis”); é um sistema muito robusto, estável e eficiente; é muito seguro para navegar na Internet, e não são precisos Anti-Vírus: não existem vírus para Linux; incluído com as distribuições vem o OpenOffice, que inclui programas semelhantes aos do Microsoft Office e que permitem ver e editar documentos deste, e completamente grátis também.

As barreiras à adopção de utilização mais generalizada de Linux são as seguintes: a grande maioria dos programas que são vendidos e que estão para download na Internet são para Windows, e não correm no Linux; isto inclui os jogos de computador mais vendidos, o Microsoft Office, etc. No entanto, existem vários programas livres equivalentes; os fabricantes de hardware apenas desenvolvem drivers (drivers são a componente de software que permite usar o hardware) para o Windows, o que significa que o seu hardware apenas funciona no Windows; no entanto, são desenvolvidos drivers livres para suportar o mais variado hardware no Linux. O hardware mais recente pode levar algum tempo até ser suportado em Linux; as pessoas, em geral, estão habituadas a utilizar o Windows e têm dificuldade em adaptar-se a um sistema novo; as pessoas, em geral, têm muita dificuldade em instalar um sistema operativo novo. O Windows já vem instalado na maioria dos computadores e por isso nunca é sentida esse dificuldade em relação a este sistema.

 Poderá aprofundar mais conhecimentos sobre este sistema operativo no GLUA.

 

Fonte:http://glua.ua.pt/Linux#head-fbaa1a8176ef0cc8bc9e1f0bafa597a93c4b7073

2 Respostas to “Linux”

  1. Filipa said

    O artigo expõem muito bem o que passa-se como sistema Windows, só coloco um pequeno aparte. O Linux não precisar de um anti-virus. Ele acaba por necessitar também, o que acontece com este sistema é que como ele é um sistema livre os seus utilizadores previnem-se antecipadamente protegendo-se e fazendo alterações para que não sejam atacados.
    O Linux também não é tão atacado por vírus pois o Windows consegue ser mais popular e ter um número maior de utilizadores, logo os hackers pretendem o atacar pois atingi um maior número de computadores.

  2. João Vasconcelos said

    Eu como Administrador de Sistemas Linux, só tenho uma coisa a dizer!
    Linux is education….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: