Evolução dos Sistemas Computacionais

Da Invenção ao Futuro…

ENIAC – Primeiro compudador electrónico

Posted by Carina Faria em Novembro 10, 2008

 

8 Respostas to “ENIAC – Primeiro compudador electrónico”

  1. Carla Rocha said

    O primeiro computador electrónico de grande escala foi o ENIAC. O ENIAC foi construído por John P. Eckert e John W. Mauchly da Universidade da Pensilvânia nos Estados Unidos. O ENIAC teve também a participação de John von Neumann na fase final do projecto que ficou concluído em 1946.
    ENIAC significava Electronic Numerical Integrator and Computer, isto é,
    Calculadora e Integradora Numérica Electrónica, em inglês. O ENIAC tinha 17.468 válvulas, 500 mil de conexões de solda, 32 toneladas de peso, 2,40 m de largura, 30 m de comprimento e 5,5 m de altura. O calor das válvulas do ENIAC elevava a temperatura do local para acima de 60º C e obrigava o uso de muitos ventiladores. O ENIAC realizava uma soma (ou subtracção) em 0,0002 segundos e uma multiplicação com números de 10 dígitos em cerca de 0,005 segundos. O ENIAC foi desactivado em 2 de Outubro de 1955.

    Fonte:

    http://www.demnet.ubi.pt/~felippe/texts/os1oscomp_cap12.pdf

  2. Trackback said

    Public Post…

    Su Articulo: [1614905] ha sido indexado
    RSS Search Engine.
    From Colombia…

  3. Carla Rocha said

    No link, http://www.inforquali.com/pt/tutorials/informatives/computer_history.php, vais encontrar mais curiosidades acerca desta máquina. Importa continuar com a história, referindo que “O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram como: o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer; SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população americana.
    Nos meados da década de 70 os computadores começaram a ter preços cada vez mais acessíveis. Em 1981 a IBM lançou no mercado o PC (Personal Computer).
    (…)
    O PC distinguia-se das máquinas existentes até então por estar dirigido a utilizadores individuais que poderiam passar a ter na sua secretária uma máquina para uso exclusivo, quando até aí esse conceito não existia… Os computadores eram mainframe, centralizados, e os utilizadores tinham apenas um monitor e um teclado sendo todo o processamento realizado no servidor.
    (…)
    O PC tinha ainda outra característica que o tornou revolucionário que era o facto de ter uma arquitectura aberta, ou seja, qualquer fabricante poderia criar peças adaptáveis àquela máquina dando-lhe uma funcionalidade mais especializada, o que até aí era sempre privilégio reservado para o fabricante do computador. Assim o PC passou a ser o standard de facto na indústria.
    (…)
    Uma regra estatística que se tem verificado desde a invenção do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”.
    Isto significa que em 2010 os processadores terão a velocidade de 50Ghz e em 2020 terão uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta área, os melhores computadores actuais (Novembro/2004) funcionam a 3,2Ghz… O desempenho dos computadores não se mede somente pela velocidade do processador, mas este exemplo simplista torna mais clara a evolução futura previsível.”

  4. Oh se isto ainda fosse assim… Nem poderia estar a comentar neste blogue, muito interessante a evolução destas máquinas, e se pensarmos bem, em tão pouco tempo… Penso que o vídeo e o texto elucidam de uma forma simples o que era o ENIAC.

  5. Filipa said

    E se nos ainda vivessemos na altura em que o ENIAC foi construido, seria muito dificil nos realizarmos as tarefas que fazemos normalmente no nosso dia-a-dia. Este video consegue mostrar o avanço que houve nos computadores. Se eles ainda fossem deste tamanho era impossivel termos um em nossa casa. Ainda em que houve esta grande evolução.

  6. Jose matias da silva filho said

    escrevi um livro de alta ajuda, intitulado pq. os gdes herois da biblia venceram e as informacoes sao diversificadas qto ao tamanho, afinal de contas, quem está certo?
    a nossa amiga acima diz uma coisa, outro diz outra,alguem tem q tomar pra eu possa passar pra leitores algo de coincreto.

  7. Afina do que estamos falando ? sem o ENIAC não teriamos si que rascunho do que temos hoje pessoa como john von neumann John P. Eckert e John W M. fekete e tantos outros com Dons extraordinários que podiam guarda pra si mais não expandiram seus conhecimentos e compartilharam cada descoberta com todos na humanidade .

  8. luana said

    Adoreí essa pesquisa, pois ajudou muito eu entender oque se passava nessa época que eu nem sonhava em ter nascido(…) Queria poder ter nascido nesta epoca, pra mim saber como que era essas evoluçoes!! Beijos!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: