Evolução dos Sistemas Computacionais

Da Invenção ao Futuro…

Controlar o computador por voz

Publicado por Carla Rocha em Janeiro 1, 2009

O comando por voz é a forma mais usual entre os seres humanos, e deveria ser também a forma mais natural para comandar computadores. Até hoje os computadores foram preparados (por limitações imensas de ordem técnica) a trabalhar de duas formas principais:

a) por abreviaturas ou comandos inseridos pelo teclado (como se fazia no MS-DOS) em que as ordens eram dadas na forma de comandos codificados ou opções de um menu.

b) forma muda, apontando e clicando: é mais ou menos como se estivéssemos conversando com uma pessoa que não falasse a nossa língua: apontamos ou tocamos (clicamos) os obcjetos que queremos referenciar.

Ambas as formas exigem que a pessoa use as mãos (ou pés, ou quem sabe a língua ou a testa, no caso de pessoas portadoras de deficiências) para apontar para os elementos desejados ou teclar estes comandos.

O número de programas criados segundo estas formas de comunicação tão pouco naturais para os seres humanos (clicar hoje é considerado normal, mas quando o rato foi inventado as pessoas diziam que era parecido com segurar uma caneta presa a um tijolo).

Porquê os computadores não usaram desde sempre a comunicação por voz? Bem, as técnicas de compreensão da voz humana só puderam ser usadas muito recentemente, quando a velocidade dessas máquinas atingiu um patamar mínimo e os algoritmos de comparação estatística  foram desenvolvidos.

Então estamos num momento interessante: já podemos hoje comandar o computador com a voz, mas a maioria dos programas não foi preparado para ser comandado desta forma.

Para controlar o computador por voz existem diversos  programas. Estes progamas são softwares interativos que permitem ao utilizador executar programas, comandos e acção por comandos de voz.  Eis alguns destes programas:

Responding Heads

Parece coisa de filme, mas você pode ter um “amigo virtual” que responde o que você pergunta e executa tarefas no computador. Ele pode se chamar Sam, Adam ou vários outros personagens deste programa gratuito. Muito simples, você cadastra a frase que irá falar e a seguir qual comando ele irá executar: pode ser um script, plug-in, abrir algum programa, falar uma frase, ler um texto ou dizer a hora.

Opera

O navegador de Internet também realiza ordens por comando de voz. Você configura a opção em Ferramentas > Preferências > Avançado > Voz. E, então, é só pedir para ler, recarregar ou voltar. Você pode também configurar os comandos.

Eddie the DJ

Comande o Winamp a distância com este software gratuito. É só você pedir para o Eddie que ele aumenta o som e começa ou interrompe a execução das músicas. As frases são básicas, como “Eddie, turn on” ou “Eddie, turn off”.

Speaking Email Deluxe

Programa lê seu e-mail em voz alta e notifica quando chegam novas mensagens. A resposta pode ser via voz ou texto. Ele ainda avisa quantos e-mais ainda não foram lidos.

Agent Reader

Aumente sua produtividade com este programa. Enquanto você faz outras actividades, um mago lê os textos para você. Suporta inglês e espanhol, mas aceita plug-ins para outros idiomas como o português. Possui ainda sistema de macros e bloqueador de pop-ups.

CvoiceControl!

Este software reconhece a voz e permite a execução de comandos por voz no Linux. Você cadastra o programa, grava a fala e toda vez que repetir a frase ele executa a ação.

TTS3000 TTS engine L&HPortuguese

Faz leitura em vozes masculinas e femininas de textos em português em programas com suporte para TTS (texto para fala). Adobe Reader os MS Reader podem utilizar o software.

Microsoft Agent

Tecnologia da Microsoft que faz o computador ler textos (chamada texto para fala ou text-to-speech).

Text to MP3 Speaker

Programa que lê documentos e páginas da Web. Você pode ainda converter livros para arquivos WMA ou WAVE para depois fazer um audiobook. Suporta 10 idiomas, inclusive o português.

IVOS – Intelligent Voice Operating System

Utilitário de reconhecimento de voz que aprende a maneira que você utiliza o computador. Possui tanto reconhecimento de voz quanto o conversor de texto para voz. “

Fonte: http://tecnologia.uol.com.br/downloads/ultnot/2007/12/05/ult2878u289.jhtm

About these ads

4 Respostas para “Controlar o computador por voz”

  1. Gustavo disse

    nossa…. fazia tempo que estava procurando programa como esse valeu mesmo…

  2. jorge disse

    eu também

  3. Fernando disse

    Tinha também o IBM Via Voice, eu usei um tempo (lá pros idos de 2002) mas era pesadão e para ele funcionar legal você tinha que passar um tempão lendo para ele calibrar sua voz, era quase o livro inteiro do Dom Casmurro que tinha que ler. Se viesse outra pessoa tinha que fazer o mesmo pra ele funcionar legal. Como eu digito rápido larguei mão. Mas hj com certeza as coisas já devem estar mais evoluídas.

  4. Autor disse

    Olá,
    Sobre os audiobooks, tem um lugar muito legal para encontrar audiobook http://www.tempolivro.com.br
    Tem vários títulos lá!
    Abs,
    Rodrigo

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

 
Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: